Acendimento das Velas de Chanuká

Leia abaixo o procedimento e se preferir, clique aqui, e baixe o arquivo em PDF.

De acordo com a tradição Judaica, na festa memorial de Chanuká, as luzes devem ser acesas, principalmente no nosso coração, uma chama deve ser acesa na primeira noite, através do Shamash, a luz principal que representa Yeshua, na segunda noite, são duas chamas, e assim segue. Esta sequência continuará noite após noite, até a oitava noite, quando todas as velas da Chanukiá estarão acesas.

Desta forma, nos lembraremos dos milagres que foram realizados por HaShem naquela época para o povo de Yisrael, do qual fazemos parte, milagres “crescentes” provenientes de HaShem que tem sido realizados nas nossas vidas, até os dias atuais.

Antes de iniciar o serviço de acendimento das luzes, posicione as velas nos lugares corretos, iniciando pela vela “Shamash” (vela servil) que deve ser colocada no local mais alto da Chanukiá e que será utilizada para acender as outras velas posteriormente.

 

Na primeira noite, no primeiro dia, “DAY 1” ver figura abaixo, de frente para a Chanukiah, coloque primeiro a vela do Shamash (S) e depois a primeira vela mais à direita no suporte.

No segundo dia coloque primeiro a vela do Shamash (S), depois a vela mais à direita (vela 2 do dia anterior) e por fim a vela do dia atual, (vela 1) e assim segue para os demais dias.

Nota de Acendimento: Primeiro acender a vela do Shamash (S) e usá-lo para acender primeiro a última vela adicionada. No caso do Dia 2, acender primeiro a vela 1 (Vela do Dia) e depois as demais. Seguir esta mesma ordem para os demais dias até o final.

Nota: A festa de Chanuká é uma festa memorial, desta forma os judeus messiânicos sefardi costumam seguir um procedimento especial para o primeiro dia e um procedimento “normal” para os outros sete dias.

NOTA IMPORTANTE: Em algum momento ocorrerá o acendimento das velas de Chanuká. No dia de Shabat, então as velas de Chanuka deverão ser acesas ANTES de acender as velas do Shabat e DEPOIS de encerrar o Havdalá.

Nenhum uso prático pode ser feito das luzes de Chanuká, como aproveitar da sua chama para acender outras coisas ou utilizar como iluminação de um ambiente: elas são sagradas para esta ocasião especial de Chanuka.

1.0 Procedimento “ESPECIAL” - Nota: Este procedimento Especial é utilizado para o acendimento das velas “SOMENTE” no primeiro dia, para os demais dias ver item 2 em diante.

 ANTES DO ACENDIMENTO DA VELA - POSICIONAR CORRETAMENTE TODAS AS VELAS

  • Louvar e engrandecer a HaShem e honrar Yeshua - a Luz do Mundo definido por HaShem

  •  "Todas as coisas foram criadas por HaShem através do Mashiach e para o Mashiach, no primeiro dia da cerimônia da iluminação das velas reafirmamos que a gloriosa verdade de HaShem através de Yeshua é a Luz do mundo.

  •  Antes de iniciar a cerimônia de acendimento da primeira vela de Chanuká, recomendamos que você faça uma oração de agradecimento a HaShem pela vida de Yeshua, a nossa Luz e depois recite as palavras abaixo e permita que Yeshua entre e habite no seu coração

1.1 Anochi ohr haolam, / haholéch acharái, / lo yelech bachó.shech, / ki lo / ohr hachayim

“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará na escuridão, pois nele está a luz da vida.” Yochanan (João) 8:12

1.2 Adonai Ori / Veyish'i / Mimmi Ira / Adonai Ma'oz-Chayyai / Mimmi Efchad:

Tehillim (Salmos) 27:1 "Adonai é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? HaShem é a fortaleza da minha vida; de quem terei medo?".

1.3 Baruch Atá Adonai / Eloheinu Melech Ha-olam, / She-hecheyanu / V'ki-yemanu V'higianu / Lazman Hazeh.

Bendito sejas tu, Senhor nosso Deus, Rei do universo, que nos mantiveste em vida e nos sustentastes e nos permitistes chegar a este momento presente.

1.4 Recitar o “Hanerot Halalu” abaixo:

Hanerot halálu / anáchnu madlikim / al hanissim / ve'al hanifla'ot, / ve'al hatshuót, / ve'al hamil.chamót, / she'asíta la'avotênu / bayamim hahem, / bazman hazéh / al yedê kohanêcha hakdoshím. /

Vechol sh'monat yemê Chanuká / hanerot hallálu kódesh hem. / Ve'ein lanu reshút lihishtamesh bahêm / élla lir'otam bilvad / kedê lehodót ulehallel / leshimcha hagadol / al nisêcha / ve'al nifle'otêcha / ve'al yeshuatêcha. /


Nós acendemos estas luzes (para comemorar) os milagres e maravilhas e os atos salvadores que HaShem realizou para nossos antepassados, naqueles dias neste tempo, por seus santos sacerdotes. E durante todos os oito dias de Chanuká, estas luzes são sagradas, e não nos é permitido fazer uso delas, mas apenas contemplá-las, a fim de oferecer graças e louvor ao Seu Grande Nome por Seus milagres, por Suas maravilhas e para a Sua salvação.

1.5 DURANTE O ACENDIMENTO DA VELA DO SHAMASH

Baruch atá Adonai Eloheinu melech ha-olam, Asher Natan lanu chaggim, chukkot, u'mo'adim lesimchah, lichvod Yeshua hamashiach Adonênu, ohr haolam.
Bendito sejas Tu, Senhor nosso Deus, Rei do universo, que nos deu feriados, costumes e temporadas de alegria, para a glória do Senhor Yeshua, nosso Messias, a luz do mundo.

1.6 DURANTE O ACENDIMENTO DAS DEMAIS VELAS USANDO A VELA DO SHAMASH

Nota Importante: Siga a sequência definida acima para acender as demais velas, acendendo primeiro o Shamash e depois a vela do dia, mais à esquerda e recite o propósito “específico” para o dia seguindo as informações de propósito abaixo:

ATENÇÃO: Ao finalizar o acendimento da última vela do dia, coloque a vela do “Shamash” no seu lugar, mais elevado no suporte. 

2.0 Procedimento “NORMAL” - Acendimento das velas do segundo até o último dia.

ANTES DO ACENDIMENTO DA VELA - POSICIONAR CORRETAMENTE TODAS AS VELAS

Na segunda noite: Coloque a vela do Shamash, depois a vela mais à direita em seguida as demais velas, seguindo as instruções de posicionamento acima. A vela do dia será a última a ser colocada e a primeira a ser acesa com a vela do Shamash.

2.1 DURANTE O ACENDIMENTO DA VELA DO SHAMASH

Baruch Atá Adonai Eloheinu Melech Ha-Olam,  Asher Natan Lanu Chaggim, Chukkot, U'mo'adim Lesimchah, Lichvod Yeshua Hamashiach Adoneinu, Ohr Haolam.

Bendito sejas Tu, HaShem nosso Deus, Rei do universo, que nos deu feriados, costumes e temporadas de alegria, para a glória do Senhor Yeshua, nosso Messias, a luz do mundo.

2.2 DURANTE O ACENDIMENTO DAS DEMAIS VELAS USANDO A VELA DO SHAMASH

Nota Importante: Siga a sequência definida acima para acender as demais velas, acendendo com o Shamash primeiro a vela do dia, mais à esquerda, a última que foi adicionada e recite o propósito “especifico” para o dia seguindo as informações abaixo:

 

Propósitos para Acendimento das Luzes de Chanuká neste ano 2024 - 5785

As intenções do acendimento das Luzes de Chanuká orientado pela Ruach HaKodesh para este ano, baseiam-se em Tehillim (Salmos) 112.

Tehillim (Salmos) 112:1-10 Versão OJB

Promessa da vida futura aos piedosos - Os Justificados através de Yeshua Nunca Serão Movidos

112:1 Louvai a HaShem. Feliz é o homem que teme a HaShem, que se deleita grandemente em Seus Mandamentos.

112:2 Sua descendência será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada.

 112:3 A Prosperidade e as riquezas estarão em sua casa; e sua contribuição para a caridade dura para sempre.

 112:4 Para os retos surge a luz nas trevas; ele é misericordioso, compassivo e justo.

 112:5 Um bom homem é generoso e empresta; ele guiará seus negócios com honestidade.

 112:6 Certamente ele nunca vacilará; o justificado por Yeshua estará em lembrança para sempre.

 112:7 Ele não terá medo das más notícias; seu coração é firme, confiando em HaShem.

 112:8 Seu coração é sustentado, ele não terá medo, até que olhe em triunfo para seus inimigos.

 112:9 Ele contribuiu livremente, ele deu aos necessitados; sua contribuição para a caridade dura para sempre; o seu poder será levantado em gloria.

 112:10 O perverso verá isso e ficará indignado; ele rangerá os dentes e definhará; o desejo dos maldosos se desvanecerá.

🕯 1º Dia –  Louvor e Gratidão. - “112:1 Louvai a HaShem. Feliz é o homem que teme a HaShem, que se deleita grandemente em Seus Mandamentos."

🕯 2º Dia – Temor à HaShem - “112:1 Louvai a HaShem. Feliz é o homem que teme a HaShem, que se deleita grandemente em Seus Mandamentos.”

🕯 3º Dia – Amor aos Mandamentos – “112:1 Louvai a HaShem. Feliz é o homem que teme a HaShem, que se deleita grandemente em Seus Mandamentos.

🕯 4º Dia - Prosperidade e Riquezas Espiritual e Material– “112:3 A Prosperidade e as riquezas estarão em sua casa; e sua contribuição para a caridade dura para sempre.”

🕯 5º Dia – Luz Crescente sobre as Trevas – “12:4 Para os retos surge a luz nas trevas; ele é misericordioso, compassivo e justo.

🕯 6º Dia – Benignidade e Misericórdia – “112:4 Para os retos surge a luz nas trevas; ele é misericordioso, compassivo e justo.”

🕯 7º Dia – Firmeza e Confiança – “112:6 Certamente ele nunca vacilará; o justificado por Yeshua estará em lembrança para sempre. 112:7 Ele não terá medo das más notícias; seu coração é firme, confiando em HaShem. 112:8 Seu coração é sustentado, ele não terá medo, até que olhe em triunfo para seus inimigos.”

🕯 8º Dia - Compaixão - “112:9 Ele contribuiu livremente, ele deu aos necessitados; sua contribuição para a caridade dura para sempre; o seu poder será levantado em glória.”